Conferências myMPeL


As myMPeL são as conferências anuais do Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL) do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta.

Trata-se duma iniciativa da coordenação do mPeL, em parceria com os estudantes das várias edições do curso que participam ativamente na sua preparação, realização e dinamização. É um projeto totalmente voluntário, tanto na organização, como na participação dos convidados.


Trata‐se dum evento presencial e online,  que celebra as atividades realizadas pelos estudantes da edição anterior do mestrado e da restante comunidade do curso.
Destina-se ainda a dar boas vindas aos mestrandos da atual edição. O evento é também aberto à comunidade que trabalha, investiga e tem interesse por esta área

Constitui-se como um espaço de aprendizagem e partilha de conhecimentos entre docentes, alunos, investigadores e profissionais de diversas áreas  ligadas ao elearning.

Encontro da comunidade mPeL
Num curso totalmente online este momento presencial assume uma importância fundamental para potenciar as motivações e os laços entre todos os participantes.
Torna-se assim num espaço de socialização e integração entre a comunidade MPeL, principalmente para aqueles que possam assistir presencialmente,  pois permite uma salutar partilha de ideias, experiências , aspirações e desabafos que irá facilitar a participação online e torná-la-á mais rica.

Hashtag: #mympel 

Conferencistas Internacionais
As conferências myMPeL contam sempre com intervenções de professores e alunos do MPeL, além inúmeros convidados nacionais e internacionais.

Até ao momento, a nível internacional destacam-se as seguintes participações:

Tony Bates 
Doutorado em Administração Educacional pela University  of London e Doutorado Honoris Causa pela Universidade Aberta.
Possui um vasto trabalho de investigação realizado no domínio da Educação a Distância.
É presidente da Tony Bates Associates Ltd, uma empresa privada que se dedica à consultoria e formação para a gestão de projetos de e-learning e Educação a Distância.

O site oficial de Tony Bate (www.tonybates.ca) faz referência à sua relação próxima com a Universidade Aberta e considera que modelo pedagógico utilizado por esta, baseado na aprendizagem colaborativa online e interativa , é um "case-study".
Também relata o seu envolvimento nos trabalhos da conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning, onde teve oportunidade de responder a "grandes" questões provenientes de alunos de professores.
Link: Leadership in open and distance education universities



Ana Paula Correia
Professora assistente do Centro de Tecnologia em Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Lowa (EUA).



Edméa Santos
Pedagoga e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.







Marco Silva
Sociólogo, doutor em Educação e o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Brasil)